Jalapão, água sem Fim...

Atualizado: 12 de mai. de 2020


Águas Cristalinas do Jalapão Ccahoeira do Formiga.
Cachoeira do Formiga, Jalapão TO. Foto: Lucas R. Mendes.

Nosso Primeiro Dia rumo ao Jalapão, que é conhecido por, "deserto das águas".


Existem no Jalapão Cachoeiras que não foram catalogadas ... Imagina a Imensidão de água que existe nesse lugar! Isso nos deixou surpreendidos, conhecer o Jalapão é um privilégio sem igual, um lugar verdadeiramente Único.


As cachoeiras são um dos principais atrativos do Jalapão. Nesse nosso primeiro dia, conhecemos 3 lindas Cachoeiras que ficam na região de Taquaruçu ( 35 km de Palmas TO).

Cachoeira Escorrega Macaco, Cachoeira da Roncadeira e Cachoeira do Evilson.


Todas as Cachoeiras são de propriedade particular. E seus proprietários tem muito cuidado com a preservação da natureza, não permitindo entrar na água com protetor ou repelente, e também não pode acampar e levar bebida e comida para as cachoeiras. Por serem particular, é cobrado uma taxa de entrada.


1 - Cachoeira Escorrega Macaco


Essa Cachoeira nós contemplamos, ela é uma Cachoeira Menor, pouco volume de água.

A Cachoeira da Roncadeira é na mesma Trilha, e era a próxima a visitar, deixamos para aproveitar mais lá...


No primeiro vídeo do Vlog você vai notar que não arriscamos soltar o drone, porque a Cachoeira é Rodeada de árvores, que a torna muito bonita.


2 - Cachoeira da Roncadeira


Quando chegamos na Cachoeira Roncadeira, já sentimos a vibração da sua queda de 70 metros de altura, e

aproveitamos o calor do sol para tomar aquele banho de cachoeira, águas cristalinas que tem um tom do verde das árvores.


Você pode sentir o Som da queda da Roncadeira, assistindo o Vlog, são lidas imagens que foi possível fazer com Drone, e ver ainda mais a beleza desse lugar.


Fomos até a queda da Cachoeira, a força da água em nossas costas é um momento delicioso. Aconselhamos você fazer o mesmo, relaxa a mente e o corpo. A viagem está só começando, terá muito chão pela frente, curtir cada parada nos atrativos, e não ter medo da água ser mais geladinha, porque o calor compensa.


E para os Aventureiro é possível fazer Rapel. Tem uma trilha que você pode fazer até a cabeceira da Cachoeira Roncadeira, para a pratica do Rapel.

Nós não fizemos o Rapel, então não podemos dar detalhes, se for seu interesse fale com a Agência Safari Dourado, que eles vão dar todas as dicas.


3 - Cachoeira do Evilso


Seguindo nossa Viagem, andamos por mais ou menos 9 km de carro e chegamos na próxima Cachoeira particular; do Evilson. Nessa cachoeira registramos imagens lindas, no local tem um poço formado naturalmente pela cachoeira, e um tronco de árvore onde você deita olha para o céu e não quer mais ir embora. Lugar de paz e tranquilidade.


Cachoeiras do Jalapão
Cachoeira do Evilson - Taquaruçu TO Jalapão. Foto: Lucas R. Mendes.

Nossa próxima parada...

Cânion do Sussuapara e Cascata dos Desejos.


Observando o Cânio do Sussuapara Jalapão TO
Cânion Do Sussuapara - Jalapão TO.

Depois de uma trilha bem curta e de fácil acesso, Descemos as Escadas ,e avistamos paredões de mais ou menos15 mt de altura, escorrendo água em rocha arenítica coberta de uma linda vegetação, com muitas árvores e raízes entrelaçadas com as rochas.


Um lugar com muita História, moradores mais antigos contam que o lugar já foi coberto por águas, e hoje podemos andar no meio do Cânion do Sussuapara tranquilamente,sentindo tudo o que esse lugar trás. Também contam que esse nome Sussuapara ou (Suçuapara) se da por causa de veados-campeiros,, que na língua Tupi é Suçuapara; esses iam até o Cânion para tomar água.


Encontramos dentro do Cânion a linda Cascata dos Desejos. Um poço rodeado de paredões, com uma fresta na rocha e uma queda de água limpa e refrescante.


O Cânio do Sussuapara, faz parte da cidade de Ponte Alta do Tocantins, já estamos no Jalapão e desse dia em diante vivemos momentos inesquecíveis nesse lugar, região árida em meio a rios de águas limpas e transparentes.


Ficamos hospedado na Pousada Coelho em Ponte Alta do Tocantins. E no dia seguinte continuamos nossa Viagem no Jalapão, e cada dia e cada noite que realizávamos a nossa viagem nos impressionávamos com esse destino...


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo